Lançamento de livros será às 10h, dias 2 e 3



             Dois livros serão lançados durante o 11º Seminário do GPLV, nos dias 2 e 3 de maio, com sessões às 10h na Sala 218 do Bloco C da UFF, Câmpus Gragoatá, em Niterói, com a presença dos organizadores dos volumes. Um dos livros, conforme a arte acima, é a coletânea de contos Mulher explícita, de Alciene Ribeiro. O outro livro, é a reunião de artigos acadêmicos na interface entre o teatro e a literatura, organizado pelos professores André Dias (UFF) e Elen de Medeiros (UFMG) e lançado pela Eduff com o título Literatura e teatro: encenações da existência.

           Este livro reúne pesquisadores de oito universidades brasileiras, que, em nove artigos, fazem reflexões "sobre as noções de encenação - em sentido alargado - no campo da arte, ela sempre considerada em sua pluralidade, a partir das mais diversas orientações teóricas".

          Por seu lado, Alciene Ribeiro, em Mulher explícita, nas palavras do organizador do livro, Prof. Rauer Ribeiro Rodrigues, em posfácio à obra, exercita "uma característica da escritora em sua obra: a busca incessante da melhor maneira de articular textualmente o seu peculiar universo literário", uma vez que, "em Alciene Ribeiro, o perfeccionismo do texto potencializa a carga expressiva, cuja densidade faz pulsar os plurissignificados do humano que recria e vive em suas páginas".

        Sobre teatro, literatura, ensino e escrita feminina, há, no evento, mesas, palestras e comunicações. Haverá, ainda, palestras e comunicações sobre a obra de Alciene Ribeiro. Confira na programação detalhada esses momentos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mesas debatem Gênero, Ensino, Autoria Feminina e Teatro